For more extensive artist's bio, articles and list of exhibitions, visit artist(s) website(s). Many of the images displayed on this site are copyrighted, and are used here only for purposes of education or critical review. All rights are reserved by the artists who created the works referenced herein.

Painting is silent poetry, and poetry is painting that speaks. Simonides

Edu Cardoso












Edu Cardoso demonstra desde a infância profundo interesse pelas artes plásticas. Autodidata, nasceu em 1981 em Avaré, interior de São Paulo. Já participou de alguns salões de arte e fez duas exposições em São Paulo, a primeira em 2010 uma coletiva de 2 e a segunda exposição uma individual em 2011.
Sua pintura pode ser descrita como surrealismo-pop, cuja estética de seus elementos deriva-se do artesanato indígena e personagens característicos do folclore nacional brasileiro. A inspiração do seu trabalho origina-se de paisagens bucólicas, histórias, mitos e lendas do Brasil. Seu trabalho vem sendo reconhecido por colecionadores do país e exterior, principalmente pela riqueza de detalhes apoiada no extenso conteúdo cultural presente em cada uma de suas telas.
Edu Cardoso retrata o Brasil em cores e formas. Não o Brasil em paisagens, mas o Brasil em seu folclore, através de suas lendas, seu mitos e personagens presentes nas histórias contadas pelo país. Usa de camadas espessas de tinta e desenho simples e claro, o que o liga à Pop Art, mas retrata situações fantasiosas e trás o observador para dentro da mitologia brasileira, com riqueza de cores e detalhes e ao mesmo tempo com linhas suaves e telas limpas. Edu Cardoso consegue ser um surrealista clean, prova que há espaço até mesmo dentro do surrealismo para a pintura objetiva. As cores são sempre fortes, porém harmoniosas, os fundos de suas telas jamais são cores planas e podem ter padrões repetitivos ou especiais como o Koru da cultura Maori, mas jamais monótonos. Uma pintura direta, objetiva, divertida e culturalmente muito rica.


fonte









No comments:

Followers

Blog Archive

Labels

Related Posts with Thumbnails