For more extensive artist's bio, articles and list of exhibitions, visit artist(s) website(s). Many of the images displayed on this site are copyrighted, and are used here only for purposes of education or critical review. All rights are reserved by the artists who created the works referenced herein.

Painting is silent poetry, and poetry is painting that speaks. Simonides

J.B. Durão

















J. B. DURÃO nasceu em Lisboa, Portugal em 1956.
Pintor autodidacta licenciou-se em Engenharia Mecânica e desenvolve actividade profissional como Gestor de Empresas.

Foi oficial da Marinha Mercante Portuguesa, pelo que o mar aparece sempre presente na sua obra, seja em apontamentos concretos seja pela forma como a partir dele transmite os contornos das cidades. Os temas ligados à sua Lisboa antiga, paisagens urbanas e transportes, ganham nos seus quadros expressão e movimentos de grande harmonia e beleza, que tornam a sua obra única e inconfundível no panorama da pintura naïf portuguesa.

Desde 1989 que participa em exposições colectivas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha e na Suíça onde em 1991 obteve a Taça de Ouro na 20ª edição do Prémio Europa realizado na Galeria Kasper, sendo de salientar que foi a sua primeira participação naquele certame. Obteve também uma Menção Honrosa no 1º Concurso “Naïf” – Azeite CEE em Lisboa, 1993 e oito Menções Honrosas nas várias edições da “Exposição Internacional de Arte Naïf do Casino do Estoril”, Portugal, a última das quais em 2010.

Atenta a sua intensa actividade profissional pinta apenas em períodos de lazer, o que lhe não permite responder às inúmeras solicitações que lhe chegam de diversas galerias e coleccionadores.

Tem 6 quadros litografados pela G.S. Rodrigues, 2 dos quais sobre a Expo 98, e está representado em várias colecções particulares no país e no estrangeiro, assim como no Museu Marítimo e Regional de Ílhavo e no Museu Naïf de Guimarães.









No comments:

Followers

Blog Archive

Labels

Related Posts with Thumbnails