For more extensive artist's bio, articles and list of exhibitions, visit artist(s) website(s). Many of the images displayed on this site are copyrighted, and are used here only for purposes of education or critical review. All rights are reserved by the artists who created the works referenced herein.

Painting is silent poetry, and poetry is painting that speaks. Simonides

Lima de Freitas










Lima de Freitas (Setúbal, 1927 - Lisboa, 1998) foi um pintor, desenhador e escritor português. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.
Ilustrou mais de uma centena de livros, de que destacamos Dom Quixote, na tradução de Aquilino Ribeiro. Estes desenhos, que foram recentemente publicados ilustrando a tradução de José Bento, editada pela Relógio d’Água, foram a base da cenografia de D. Quixote e Sancho Pança de Antônio José da Silva, peça de estreia das Marionetas de Lisboa em 1985.
Autor de inúmeras obras de arte, incluindo murais de azulejos, destacando-se os 14 painéis destinados à estação ferroviária do Rossio, inspirados em Mitos e Lendas de Lisboa.
Expôs colectivamente desde 1946 e individualmente desde 1950. Esteve inicialmente ligado ao neo-realismo. Escreveu prefácios e publicou diversos textos em catálogos de exposições e em publicações bem como agraciado com diversos prémios. Foi um respeitável mestre também como maçom.
Foi diretor-geral da Acção Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e Presidente da Comissão Instaladora do Teatro Nacional D. Maria II  que reabriu as portas ao público em Maio de 1978, após 14 anos de obras de reconstrução.









No comments:

Followers

Blog Archive

Labels

Related Posts with Thumbnails