For more extensive artist's bio, articles and list of exhibitions, visit artist(s) website(s). Many of the images displayed on this site are copyrighted, and are used here only for purposes of education or critical review. All rights are reserved by the artists who created the works referenced herein.

Painting is silent poetry, and poetry is painting that speaks. Simonides

Isabel Garcia






Isabel Garcia

Sculpture ,Painting, Photography ...

Isabel Garcia nasceu na Figueira da Foz, licenciou-se em Pintura na ESBAL, vive e trabalha em Lisboa e Alcobaça.
Em 1985 foi subsidiada pela F. C. Gulbenkian para investigar a interligação de diversos materiais como o ferro, vidro e aço polido.
Tem vindo a dedicar-se à interpretação dos fenómenos atmosféricos e telúricos de um ponto de vista mágico-mitológico, a partir dos seus aspectos poéticos, recorrendo a duas linguagens de expressão.

Por um lado através da escultura onde explora o reflexo e multiplicação de imagens através da utilização do aço polido em chapa ou em tubo em associação com o espelho.
Esta tem sido uma das vertentes do seu trabalho desde os finais dos anos 80, na recriação de um universo onde o macrocosmos e o microcosmos se interpenetram.
Por outro lado através do desenho sobre superfícies translúcidas a que chamou “skins”, e que surgem em 2004, associadas a “frottage” sobre papel de arroz, que decalca repetidamente de uma matriz. O registo da sobreposição exaustiva de malhas, sobre tela ou papel, deu origem aos “continentes” numa linguagem que convoca aspectos minimalistas associados à ilusão da optical art.

A instalação e o vídeo, têm feito parte das suas intervenções em espaços institucionais, como “Mesas Postas” na cozinha do Mosteiro de Alcobaça, “Rosa Rosae” no Claustro do Museu Alberto Sampaio em Guimarães, “Love Affair” no Convento dos Capuchos, promovida pela Casa da Cerca de Almada e “Tormenta” na Ala Sul do Mosteiro de Alcobaça.





details









Intervenções em espaços públicos
A partir de 1992 colaborou com o Gabinete de Arquitectura Aripa na criação de grupos escultóricos para zonas exteriores de Hospitais:
- Jardim do Hospital de Ponta Delgada;
- Zona envolvente do Hospital de Santa Maria da Feira;
- Zona de acesso ao Hospital de Tomar;
- Rotunda de acesso à consulta externa do Hospital de Penafiel.










Prémios
1985
Prémio de Desenho na II Bienal de Desenho Árvore, Porto.
Prémio de Pintura na exposição Arte e Desporto, organizada pelo Comité Olímpico Português, Lisboa.
1992
Menção Honrosa em Pintura, “Prémio João Hogan”, Lisboa.
2005
Menção Honrosa em Desenho, “Prémio Vespeira” na VIII Bienal de Artes Plásticas Cidade de Montijo.
2008
Menção Honrosa em Instalação, Prémio Vespeira na IX Bienal de Artes Plásticas do Montijo

Sculpture




Photography




No comments:

Followers

Blog Archive

Labels

Related Posts with Thumbnails