For more extensive artist's bio, articles and list of exhibitions, visit artist(s) website(s). Many of the images displayed on this site are copyrighted, and are used here only for purposes of education or critical review. All rights are reserved by the artists who created the works referenced herein.

Painting is silent poetry, and poetry is painting that speaks. Simonides

Gilberto Cabral











Gilberto Cabral - Gil Cabral



Gilberto Cabral é natural do Rio de Janeiro, Brasil. Desde muito cedo, mostrou inclinação para o desenho sendo inteiramente incentivado por seus pais - que guardam até hoje seus primeiros "heróis" e monstros. Apesar de exercer atualmente a pintura em tempo integral, sua grande paixão foi, e ainda é, o desenho. Em 1989 finalmente iniciou-se na pintura a óleo entrando para o atelier de Castelo Branco, um renomado professor de arte no Rio de Janeiro.

Apesar do grande reconhecimento ao primeiro mestre, em pouco mais de dois meses decidiu abandonar o curso e trilhar por conta própria seus caminhos. Durante os primeiros anos de aprendizado, teve passagens rápidas pelo atelier de vários artistas, dentre eles: Carlomagno, Claudio Dantas e Oscar Palácios - artistas esses que tiveram forte e decisiva influência na primeira fase surrealista do artista.

Em 1991, com pouco mais de dois anos de pintura, ganhou sua primeira Menção Honrosa no Salão Militar e no ano seguinte, Prêmio de Aquisição. Em 1996 estudou composição com Gianguido Bonfantti e modelo vivo com Manuel Fernandes no Parque Laje. Desde então, vem trabalhando com galerias do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e tem seus trabalhos vendidos para vários países de todo mundo. Atualmente firma uma parceria com uma central em Coral Gables que distribui suas obras por diversas galerias dos USA.

Gilberto Cabral é formado em economia, possui diversos cursos de história da arte, gravuras e restauração. Sua arte já transitou por várias fases, mas sempre focado no figurativismo e atualmente, com influência direta do expressionismo alemão - sua grande paixão, vem desenvolvendo mais uma nova série tendo sempre o ser humano como artista maior de sua arte.

Facebook Page











No comments:

Followers

Blog Archive

Labels

Related Posts with Thumbnails